segunda-feira, 28 de julho de 2008

Lapa (PR) tem Dia Municipal da Paz



Lapa, cidade paranense celebra todos os anos o Dia Municipal da Paz. Desde 2005, a Lei Municipal Nº 1901, institui o dia 25 de Julho como “Dia Municipal da Cultura e da Paz”. A escolha da data deve-se ao fato de “25 de julho” ser o dia universal da tolerância, do amor e do perdão, tríade sobre a qual se sustentam todos e quaisquer projetos de cultura e de paz. A data deve ser entendida não apenas como uma comemoração, mas como uma necessidade do mundo moderno , no entendimento de que a Paz transcende a todos os obstáculos, preconceitos e intolerâncias.

Cultura e paz caminham juntas, pois são dois elementos formadores de uma nação; sem cultura não há verdade, unidade e paz e sem paz não há progresso. A defesa da paz exige esforço contínuo de cada um.

A Lei Municipal determina o hasteamento da “Bandeira da Paz”, uma criação de Nicholas Roerich, constituída de fundo branco e tendo ao centro três esferas vermelhas significando a síntese de todas as artes, ciências e religiões dentro do círculo da cultura. Na foto,a banediera hasteada em frente a Prefeitura.

Nenhum comentário: