quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cristo Esplendor: Monumento em Santa Helena, Paraná




Fotos de Kiko Sierich/ A Gazeta do Iguaçu. Cristo Esplendor e os jardins do monumento! Santa Helena aparece lá embaixo!

Até o nome é bonito: Cristo Esplendor! Fica em Santa Helena, cidade localizada às margens do Lago de Itaipu. O monumento de bronze inaugurado em 2000 surpreende, considerando as dimensões dele e o tamanho da cidade.

O Cristo é resultado do trabalho do escultor Faustino José Zardo Coin e do fundidor em cobre Adalberto Luiz Basso. O arquiteto do moumento como um todo, o que inclui o jardim que aparece na foto é João Cid Munhoz Campello quem também assina o projeto da Prefeitura da cidade.

Localizado em um lugar alto, do Cristo se pode ver toda a cidade abaixo e também além da cidade, todo o verde da região e o Lago da Hidrelétrica de Itaipu. Quanto as energias, embora o local seja destinado aos católicos, é universal. Eu a senti aberta e fluindo para todos independentes de religião, partido, tribo, casta ou qualquer outra invenção humana negativa. Na foto aparece Abilene Rodrigues, jornalista de Foz do Iguaçu que participou de um levantamento da região. Evangélica por tradição ela disse uma frase que me impressionou: "se eu fosse católica, eu me casaria aqui". Ela se referia à Capela que existe sob o Cristo.

Todo este encanto me leva a incluir O Cristo Esplendor na lista de Lugares Sagrados do Brasil e recomendado para quem anda curtindo o mundo de cabeça aberta e de coração aberto para as energias. Só pediria às autoridades de Santa Helena que redobrassem a vigilância e os cuidados no monumento. Lamentavelmente, vi pixações de baixo teor e pixações até no pé do Cristo Esplendor. Além de evitar a pixação, pedimos que se mantenham os trabalhos de manutenção que inclui fazer funcionar as fontes e as luzes segundo a vontade e as energias do projeto original. Os Blogs e sites ligados ao Neblina Criativa, Lugares Sagrados do Brasil e Y-Guaçu Secreta como um Chácra da Terra estão ao serviço desta maravilha. Paz! Chuva de Bençãos!

Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais, tende piedade de nós
- Da Ladainha de São Miguel (Fotos uso restrito. Se precisar de fotos de Kiko Sierich mande e-mail (limajac@gmail.com) eu repasso para ele! Obrigado!

3 comentários:

Revista Sobre Rodas disse...

Olá, puxa, não sabia desta publicação.Obrigada pela lembrança. Realmente o local é lindo. Pena que está um pouco abandonado. As pessoas não valorizam as belezas regionais.

Unknown disse...

Olá o lugar e lindo !!! mais cadê o prefeito da cidade .ta uma vergonha abandonado,

Arthur Soares disse...

Olá!! Sou de Santa Helena e faz pouco tempo o monumento foi reformado! Está mais lindo do que nunca! Aliás, agora temos a segurança redobrada aqui!